Fale com um consultor: (51) 989042182

O tratamento dos atletas: Conheça a Magnetoterapia.

O tratamento dos atletas: Conheça a Magnetoterapia. - 18/Nov/2021
No caso do craque Neymar que fraturou o quinto metatarso em 2018 e teve a mesma lesão em 2019 e optou pela magnetoterapia como tratamento
A aplicação terapêutica do campo magnético de pulso, em outras palavras a magnetoterapia é historicamente muito antiga e muito utilizada no método terapêutico.
Muitos nomes da medicina vem testando e aprimorando o uso da magnetoterapia para diversos tratamentos musculares e recuperação de tecidos danificados desde sua primeira aparição nos livros de W. Gilbert (1600 d.c). O tratamento é totalmente adequado ao grupo de métodos de terapia, que inclui modalidades clássicas, como:
• Eletroterapia• terapia de ultrassom• fototerapia• terapia a laser
Cada um dos métodos de fisioterapia tem suas próprias especificidades, efeitos comprovados e contra-indicações.
Eles são mutuamente substituíveis até certo ponto, mas cada um deles tem efeitos terapêuticos (especialmente analgésico, vasodilatação e miorrelaxamento) em 60-80% dos pacientes.

Como foi no caso do craque Neymar que fraturou o quinto metatarso em 2018 e teve a mesma lesão em 2019 e optou pela magnetoterapia como tratamento, assim como o meio-campista do Corinthians Fessin no mesmo ano. 
Com o início das olimpíadas no ano de 2021, muitos atletas procuram acompanhamento fisioterapêutico e a técnica da magnetoterapia é utilizada para desinflamar vasos musculares forçados pelos treinos intensos.

O Fisioterapeuta especializado em Quiropraxia Rodrigo Fazio fala que esse método trata a intensidade do campo magnético, assim como o tamanho dos ímanes devem ser adaptados ao tipo de problema a tratar e, por isso, a magnetoterapia deve ser sempre feita por um terapeuta qualificado de forma a adaptá-la corretamente às necessidades de cada pessoa. Fazio destaca também os principais benefícios ao corpo da magnetoterapia:

1. Aumento da circulação sanguínea, uma vez que o campo magnético consegue diminuir a contração dos vasos sanguíneos;
2. Alívio rápido da dor, pois estimula a produção de endorfinas, que são substâncias analgésicas naturais;

3. Diminuição da inflamação, devido ao aumento da circulação e redução do pH do sangue;

4. Aumento da regeneração de células, tecidos e ossos, porque melhora o funcionamento das células;

5. Prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de doenças, pois elimina toxinas que lesam as células e prejudicam a saúde.

Para obter este tipo de benefícios a magnetoterapia deve ser repetida por mais do que uma sessão, sendo que o tempo de tratamento deve ser indicado pelo terapeuta de acordo com o problema a tratar e a intensidade do campo magnético.
Quando é utilizada

Esta técnica pode ser utilizada sempre que é necessário e possível acelerar o processo de recuperação. Assim, é por vezes utilizada na fisioterapia para ajudar no tratamento de casos de fraturas, osteoporose, lesões nos nervos, artrite reumatoide, tendinite, epicondilite ou osteoartrite, por exemplo.


Além disso, devido ao seu efeito de regeneração celular, a magnetoterapia também pode ser indicada por enfermeiros ou médicos no processo de cicatrização de feridas difíceis, como escaras ou pé diabético.

O melhor de tudo é que as sessões variam dependendo do caso e do tipo de lesão, mas giram em torno de R$150 a R$300 reais, que pode ser agendado por todos que passam pela avaliação fisioterapêutica e tem como tratamento indicado a Magnetoterapia.

 

https://saladenoticiasnew.com.br/o-tratamento-dos-atletas-conheca-a-magnetoterapia/

Fonte: https://saladenoticiasnew.com.br/o-tratamento-dos-atletas-conheca-a-magnetoterapia/

Compartilhar: